Essas dicas são para ajudar os treinadores que ainda não sabem quais golpes deixar nos seus Pokémon.
Movesets para a forma evoluída de cada pokémon (lembre-se de que são apenas opiniões e que podem ser feitos vários outros tipos de movesets)
Nº 003 - Venusaur
- Safeguard
- Giga Drain
- Ancient Power
- Leech Seed/Sleep Powder
@Miracle Berry/Leftovers/Quick Claw
Este é um ótimo iniciante. Safeguard é ótimo contra pokémos "parafusers" (que paralisam e confusam o inimigo). Giga Drain tem STAB, além de recuperar HP. Ancient Power é contra as três principais fraquesas do Venusaur (fogo, gelo e voador), além de poder aumentar todos seus stats. Leech Seed e Sleep Powder vai a gosto do freguês...
Nº 006 - Charizard
- Flamethrower
- Sunny Day
- Wing Attack/Reflect
- Earthquake
@Charcoal
Excelente Charizard! Sunny Day e Charcoal aumentam o poder do Flamethrower, além de que o Sunny Day dá ao Thunder 50% de accuracy (tornando dificílimo de acertar), e enfraquece ataques de água. Earthquake é um ótimo ataque que cobre duas das principais fraquesas do Charizard (elétrico e pedra). Reflect ajuda contra ataques físicos, se bem que por causa de sua fraqueza x4 contra pedra não vai ser de grande ajuda, mas pode ser trocado pelo bom Wing Attack que ainda possui STAB.
Nº 009 - Blastoise
- Haze/Roar
- Surf
- Ice Beam
- Swagger/Earthquake
@Miracle Berry/Leftovers/Quick Claw/Bright Powder
Blastoise é um ótimo Hazer. Haze e Roar estão aí com a mesma função. Ice Beam cobre a fraqueza contra planta. Earthquake cobre sua fraqueza contra elétrico, mas pode ser substituído por um Swagger, aproveitando-se da alta defesa do Blastoise.
Nº 012 - Butterfree
- Reflect
- Nightmare
- Sleep Powder
- Giga Drain
@Bright Powder/Leftovers
Infelizmente, Butterfree não tem ataques para trancar o oponente (como Mean Look ou Whirlpool), tornando assim fácil dele se livrar do Nightmare, mas ainda assim é uma boa tática. Reflect aumenta sua defesa temporariamente. Giga Drain contra os tipos pedra e terrestre.
Nº 015 - Beedrill
- Return
- Agility
- Swords Dance
- Twineedle
@Bright Powder
Praticamente se carregar de Agilitys e Swords Dance para atacar com Return e Twineedle.
Nº 018 - Pidgeot
- Agility
- Steel Wing
- Wing Attack
- Double-edge
@Miracle berry/Bright Powder/Scope Lens
Agility aumenta sua velocidade para depois usar Double-edge e Wing Attack (q tem STAB) enquanto Steel Wing fica reservado aos pokémons de pedra e gelo.
Nº 020 - Raticate
- Return
- Super Fang
- Rain Dance
- Bubblebeam
@Mystic Water/Scope Lens
Super Fang nem precisa de explicações. Return pode ter uma ótima base de 153 (contando STAB), portanto, dê carinho ao seu Raticate. Rain Dance e Bubblebeam são para os pokémons de pedra q ñ recebem muito dano pelo Return.
Nº 022 - Fearow
- Return
- Drill Peck
- Mirror Move
- Steel Wing
@Bright Powder/Scope Lens
A mesma função do Pidgeot, havendo apenas a troca pelo Return e o Mirror Move q pode ajudar Fearow (e muito).
Nº 024 - Arbok
- Glare
- Swagger/Haze/Screech
- Sludge Bomb
- Earthquake
@Leftovers/Soft Sand
Um bom parafuser, mas se você precisa de Haze, coloque ele no lugar do Swagger, ou então Screech para melhorar seu desempenho com Earthquake e Sludge Bomb. Earthquake é um ótimo ataque e sempre que puder colocá-lo, ponha. Sludge Bomb pode envenenar e tem STAB.
Nº 026 - Raichu
- Surf
- Thunderbolt
- Light Screen
- Thunder Wave
@Mystic Water/Bright Powder
Nada de especial, Thunder Wave paralisa, Light Screen aumenta a SDEF enquanto ataca com Thunderbolt e Surf.
Nº 028 - Sandslash
- Curse
- Mud-Slap
- Safeguard
- Earthquake
@Soft Sand/Quick Claw/Leftovers
Esse vai parecer meio estranho, mas Safeguard protege contra Parafusers, enquanto usa Mud-Slap para diminuir a accuracy do inimigo e depois Curse, para só aí usar Earthquake.
Nº 031 - Nidoqueen
- Earthquake
- Sludge Bomb
- Rain Dance/Reflect
- Thunder/bolt
@Magnet/Scope Lens
Ataque, ataque e ataque.
Nº 034 - Nidoking
- Flamethrower
- Sunny Day
- Earthquake
- Ice Beam
@Charcoal
Igual à primeira Nidoqueen.
Nº 036 - Clefable
- Flamethrower
- Sunny Day
- Solar Beam
- Moonlight
@Charcoal/Scope Lens
Básico, mas forte. Sunny Day aumenta o poder do Flamethrower, além de dar a possibilidade de atacar com Solar Beam em um turno só. Se estiver com pouco HP, Moonlight recupera toda energia.
Nº 038 - Ninetales
- Reflect
- Confuse Ray
- Sunny Day
- Flamethrower
@Charcoal
Confusa, aumenta a DEF e tem um bom dano no Flamethrower juntando Sunny Day, Charcoal e STAB.
Nº 040 - Wigglytuff
- Rest
- Curse
- Double-Edge
- Shadow Ball
@Leftovers
Muitos Curses para aumentar sua defesa e seu ataque, Rest recupera tudo, e depois é só mandar bala com Double-edge e Shadow Ball.
Nº 045 - Vileplume
- Stun Spore
- Sludge Bomb
- Giga Drain
- Moonlight
@Quick Claw/Leftovers
Começa paralisando, para depois atacar com Sludge Bomb e Giga Drain, qdo a situação ficar preta, recupera com Moonlight.
Nº 047 - Parasect
- Spore/Stun Spore
- Leech Life/Substitute
- Swords Dance
- Return
@Bright Powder
Começa pondo o oponente para dormir ou paralisa-o. Depois se carrega com alguns Swords Dance para descarregar Leech Lifes e Returns. Também pode-se colocar Substitute para aguentar um pouco mais.
Nº 049 - Venomoth
- Stun Spore
- HP Inseto/Psychic
- Reflect
- Sludge Bomb
@Scope Lens/King’s Rock
Parecido com Parasect, começa com Stun Spore, aumenta sua DEF e depois começa a deslanchar Sludge Bombs (STAB) e Psychics ou Hidden Powers do tipo inseto (STAB tb.
Nº 051 - Dugtrio
- Mud-Slap
- Earthquake
- Ancient Power
- Sludge Bomb
@Bright Powder
Mud-slap com o Brightpowder pode irritar o inimigo (e muito >:-)), depois é só atacar com Earthquake, Ancientpower ou Sludge Bomb, q servirá contra os pokémons do tipo planta.
Nº 053 - Persian
- Return
- Screech
- Rain Dance
- Bubblebeam
@Mystic Water
A mesma idéia do Raticate, apenas substituindo Super Fang pelo Screech q diminui a DEF do adversário tornando o Return uma bomba.
Nº 055 - Golduck
- Surf
- Return/Rest
- Ice Beam
- Light Screen
@Bright Powder/Mint Berry
Light Scrren aumenta sua SDEF contra elétricos e plantas. Surf e Ice Beam são dois ótimos ataques. Por último, o famoso Return, ou um Rest q em conjunto com a Mint Berry, faz ele recuperar tudo sem ter q perder turnos.
Nº 057 - Primeape
- Return
- Screech
- Counter
- Cross Chop
@Focus Band/Black Belt
Screech abaixa a DEF para poder usar Return e Cross Chop. Counter em conjunto com Focus Band pode derrubar odiosos Lugias e seus Aeroblasts.
Nº 059 - Arcanine
- Flamethrower
- Curse
- ExtremeSpeed
- Roar/Safeguard
@Charcoal
Famoso Arcanine, Flamethrower tem STAB, Roar pode se livrar dos aquáticos e terrestres por um tempo enquanto se lota de Curses q usados em conjunto com Extremespeed podem derrubar um time inteiro (experiência própria =D). Tb pode ser substituído por Safeguard, para ñ ter perigo de ficar dormindo ou confuso.
Nº 062 - Poliwrath
- Whirlpool
- Mind Reader
- Fissure
- Swagger
@Leftovers/Bright Powder
Ótimo OHKO, confusa o inimigo com Swagger para ele ñ o atacar. Depois prende ele com Whirlpool ñ permitindo a troca de pokémons, depois Mind reader + Fissure e BOOM!
Nº 065 - Alakazam
- Psychic
- Thunder Wave
- Ice/Fire/Thunder Punch
- Recover
@Bright Powder/Nevermeltice/Charcoal/Magnet
Psychic e Recover no alakazam já é regra, Thunder Wave paralisa, enquanto um dos punch vai a gosto do cliente, junto com a forcinha de um dos itens que aumentam a força dos ataques.
Nº 068 - Machamp
- Counter/Curse
- Cross Chop
- Earthquake
- Rock Slide
@Miracle Berry
Counter é ótimo para derrubar Lugias e outros voadores, mas se quiser pode ser trocado por Curse, q vai aumentar o poder dos outros três ataques.
Nº 071 - Victreebel
- Stun Spore
- Swagger
- Encore
- Giga Drain
@Leftovers
Bons ataques e que atrapalha muito a tática do adversário, além de resistir mais do q Jumpluffs.
Nº 073 - Tentacruel
- Surf
- Ice Beam
- Mirror Coat
- Reflect/Haze
@Leftovers/Bright Powder
Surf e Ice Beam não necessitam de comentários, Mirror Coat se aproveita da alta SDEF do Tentacruel, Reflect para aumentar a DEF, mas pode ser trocado por Haze.
Nº 076 - Golem
- Curse
- Earthquake
- Ancient Power/Rock Slide
- Explosion
@Quick Claw
Grande pokémon! Curse com Quick Claw pode deixar muitos adversários espantados enquanto abusa da força do Earthquake e Ancientpower q pode ser trocado por Rock Slide, na hora do aperto, Explosion leva o inimigo junto na hora da morte.
Nº 078 - Rapidash
- Reflect/Charm
- Return/Body Slam
- Sunny Day
- Flamethrower
@Charcoal
Sua DEF ñ é grandes coisas, então ele usa Reflect, Sunny Day aumenta o poder do Flamethrower enquanto Return ou Body Slam se aproveita do seu ATK que não é baixo.
Nº 080 - Slowbro
- Surf
- Amnesia/Thunder Wave
- Shadow Ball
- Rest
@Leftovers
Sem muitas enrolações, paralisa para usar Surf e Shadow Ball antes. Thunder Wave pode ser substituído por Amnesia para aumentar sua baixa SDEF. Por último, Rest em caso de aperto.
Nº 082 - Magneton
- HP Água
- Rain Dance
- Thunder
- Thunder Wave
@Mystic Water/Magnet
Rain Dance leva a accuracy do Thunder até o topo, além de aumentar o poder do Hidden Power do tipo água e diminuir sua fraqueza contra fogo!
Nº 083 - Farfetch'd
- Agility
- Return
- Swords Dance
- Baton Pass
@Bright Powder/Stick
Farfetch'd baton passer. Return pode ser usado antes do baton pass, pois ainda tem STAB.
Nº 085 - Dodrio
- Reflect
- Drill Peck
- Steel Wing/Tri Attack
- Whirlwind/Haze
@Bright Powder/Leftovers
Dodrio não tem muitos movesets, mas pode ser usado como hazer. Os outros ataques nem precisam ser explicados.
Nº 087 - Dewgong
- Rest
- Ice Beam/Surf
- Belly Drum
- Return
@Leftovers/Mint Berry
Belly Drum mais Minty Rest vira uma arma mortal, junto com Return. Ice Beam pode ser substituído por Surf, afinal os dois tem STAB, mas Ice Beam é efetivo contra mais tipos.
Nº 089 - Muk
- Sludge Bomb
- Swagger
- Screech
- Body Slam
@Quick Claw
Precisa explicar? Precisa. Swagger + Screech deixa o inimigo um Kamikaze, ainda se aproveitando do Screech, tem o Sludge Bomb (STAB) e o Body Slam que pode paralisar.
Nº 091 - Cloyster
- Spikes
- Surf
- Ice Beam
- Swagger
@Miracle Berry
Ele pode ser usado no lugar de Forretresses para o Spikes. Surf e Ice Beam têm STAB e Swagger se aproveita da grande SDEF do Cloyster.
Nº 094 - Gengar
- Psychic
- Confuse Ray
- Shadow Ball
- Thunderbolt/Haze
@Twisted Spoon/Scope Lens/Bright Powder
Basicamente atacante ou hazer.
Nº 097 - Hypno
- Psychic
- Thunder Wave
- Reflect
- Swagger/Tri Attack/Shadow Ball
@Leftovers/Scope Lens
Thunder Wave paralisa, Reflect aumenta a DEF, Psychic tem STAB e o último serve para dar um toque particular no Hypno.
Nº 099 - Kingler
- Surf
- Return/Body Slam
- Swords Dance
- Mud-Slap
@Quick Claw/Bright Powder
Surf é melhor do que Crabhammer, mais accuracy, mais PP, mais tudo... Swords Dance aumenta seu ataque, para depois usar Return/Body Slam e o Mud Slap contra elétricos (depois de Swords Dance ele fica bom )
Nº 101 - Electrode
- Thunder Wave
- Swagger
- Reflect/Light Screen/HP Grama/Thunderbolt
- Explosion
@Berserk Gene
Nada q ñ estejamos acostumados, de diferente apenas o Explosion junto com Berserk Gene que pode dar muito dano. O terceiro ataque pode ser escolhido de acordo com o gosto.
Nº 103 - Exeggutor
- Psychic
- Solar Beam
- Sunny Day
- Moonlight
@Quick Claw/Leftovers
Sunny Day aumenta o poder de recuperação do Moonlight e permite o uso do Solar Beam em um turno(além do STAB). Psychic também tem STAB.
Nº 105 - Marowak
- Rest
- Sleeptalk
- Ancient Power
- Earthquake
@Thick Club
Thick Club + Marowak + Earthquake = Adversário desesperado. Junto com o Ancientpower também dá muito dano. Rest e Sleep Talk permitem que você recupere a energia e ataque enquanto está dormindo.
Nº 106 - Hitmonlee
~ Counter
~ Agility
~ Fire Punch
~ Hi Jump Kick
@Leftovers
Hmm, bonzinho.
N° 107 - Hitmonchan
- Curse
- Mach Punch
- HP Fantasma
- Body Slam
@Black Belt
Esse moveset funciona para os dois pokémon. Curse vai aumentando ATK e DEF, mas diminui SPD. Para isso, Mach Punch sempre ataca primeiro, junto com muito ATK e STAB, mais a força do Black Belt. Body Slam pode paralisar e Hidden Power Fantasma serve contra fantasmas e psíquicos.
Nº 108 - Lickitung
- Curse
- Substitute
- Body Slam/Return
- Earthquake
@Quick Claw/Leftovers
Substitute é muito bom para pokémon fraco com muito HP, como Lickitung, enquanto isso, ele vai usando Curses para usar Body Slams/Return ou Earthquakes.
Nº 110 - Weezing
- Haze
- Sludge Bomb
- Thunderbolt
- Destiny Bond
@Magnet/Poison Barb
Outro Hazer, com Sludge Bomb (STAB) e Thunderbolt. Destiny Bond fica no lugar do Explosion, pois mata não importando ATKs e DEFs.
Nº 112 - Rhydon
- Rest
- Substitute
- Earthquake
- Rock Slide
@Quick Claw/Mint Berry
O velho Rhydon ainda é ótimo, Earthquake e Rock Slide dão muito dano, Substitute deixa ele aguentar mais tempo, enquanto no aperto ele usa seu Minty Rest.
Nº 114 - Tangela
- Growth
- Amnesia
- Stun Spore
- Giga Drain
@Leftovers/Mystery Berry
Primeiro paralisa, depois começa a se preparar com Amnesia e Growth, para depois utilizar o Giga Drain.
Nº 115 - Kangaskhan
- Rest
- Return/Curse
- Shadow Ball
- Earthquake
@Mint Berry
Atacante com Minty Rest.
Nº 119 - Seaking
- Surf
- Ice Beam
- Agility/Haze
- Return/Rain Dance
@Scope Lens
Surf e Ice Beam têm a mesma regra para os outros pokémons. Decida apenas entre o Return/Rain Dance, e o Agility e o Haze, afinal não é necessário ter os dois.
Nº 121 - Starmie
- Surf
- Confuse Ray
- Thunder Wave
- Recover
@King’s Rock
A poderosa estrela da morte parafuser!
Nº 122 - Mr. Mime
- Thunder Wave
- Swagger
- Barrier/Substitute
- Baton Pass
@Miracle Berry
Apesar de não ter ataques, ele é mais um parafuser, e baton passer ao mesmo tempo.
Nº 124 - Jynx
- Psychic
- Ice Beam
- Mean Look
- Lovely Kiss
@Leftovers
Mean Look tranca o oponente, Lovely Kiss põe ele pra dormir, então é só atacar com Psychic e Ice Beam (os dois com STAB).
Nº 125 - Electabuzz
- Thunderbolt
- Thunder Wave
- Ice Punch
- Reflect
@Bright Powder/Scope Lens
Defende, paralisa e ataca.
Nº 126 - Magmar
- Reflect
- Confuse Ray
- Flamethrower
- Thunder Punch
@Charcoal
Defende, confusa e ataca, contando com um Thunder Punch para acabar com aquáticos.
Nº 127 - Pinsir
- Return
- Swords Dance
- HP Inseto
- Submission
@Quick Claw
Mais um atacante, mas este precisa de alguns Swords Dances antes para aumentar seu poder de luta. Depois Submission, Return e Hidden Power inseto na falta de um ataque bom do tipo inseto para o Pinsir.
Nº 128 - Tauros
- Curse
- Swagger
- Body Slam
- Earthquake
@Leftovers/Bright Powder
Swagger deixa o inimigo confuso enquanto se prepara com Curses, para descarregar Body Slams e Earthquakes.
Nº 130 - Gyarados
- Surf
- Rain Dance
- Swagger
- Body slam
@Mystic Water
Rain Dance melhora o poder do Surf, enquanto o Swagger deixa o inimigo confuso, e também pode atacar com Body Slam. (se bem q ele está pedindo pra levar un Thunder na cara XD).
Nº 131 - Lapras (2)
- Rest/Safeguard
- Confuse Ray
- Ice Beam
- Thunderbolt
@Quick Claw/Leftovers
Pra quem não confia em perish trappers, aqui está um atacante q ainda se aproveita de um Safeguard ou Rest.
Nº 134 - Vaporeon
- Rest
- Surf
- Ice Beam
- Haze/Roar/Acid Armor
@Leftovers/Mint Berry
Famoso Hazer, com bons ataques e ainda pode se aproveitar de um Minty Rest. Se não quer Hazer, use Acid Armor.
Nº 135 - Jolteon
- Rest/Bite
- Thunderbolt
- Thunder Wave
- HP Planta
@King’s Rock
Mais um pokémon atacante, além de se aproveitar da sua alta velocidade.
Nº 136 - Flareon
- Curse
- Return
- Flamethrower
- Shadow Ball
@Quick Claw
Se aproveita de Curses + Quick Claw para o Return e o Shadow Ball.
Nº 139 - Omastar
- Surf
- Ice Beam
- Ancient Power
- Protect/Swagger
@Quick Claw
Mais um atacante.
Nº 141 - Kabutops
- Surf
- Swords Dance
- Ancient Power
- Return/Body Slam/Rest
@Quick Claw/Mint Berry
Atacante que conta com Swords Dance.
Nº 142 - Aerodactyl
- Wing Attack
- Earthquake
- Ancient Power
- Reflect/Substitute/Swagger
@King’s Rock/Soft Sand
Simples, mas pode dar muita dor de cabeça, ainda mais com a King's Rock que pode dar flinch várias vezes.
Nº 143 - Snorlax
- Curse
- Rest
- Double-Edge
- Shadow Ball/Earthquake
@Leftovers/Mint Berry
Famosíssimo "Curselax" que pode dar muita (de verdade) dor de cabeça para os adversários.
Nº 144 - Articuno
- Ice Beam
- Rain Dance
- Bubblebeam
- Reflect
@Mystic Water
Ice Beam tem STAB. Reflect + Rain Dance + Bubblebeam elimina suas duas principais fraquezas (pedra e fogo).
Nº 145 - Zapdos
- Drill Peck
- Thunderbolt
- Thunder Wave
- HP Planta/Água/Rest
@Mystic Seed/Mystic Water/Mint Berry
Muito básico, o Hidden Power serve para eliminar suas fraquezas, o item acompanha o último ataque.
Nº 146 - Moltres
- Flamethrower/Fire Blast
- Sunny Day
- Reflect
- Whirlwind/Steel Wing
@Charcoal
Um Fire Blast de um Moltres com Charcoal e Sunny Day é o mais forte ataque especial do jogo!!! Mas como fire blast erra MUITO, é uma boa idéia substituí-lo por flamethrower. Reflect ajuda sua baixa DEF e Whirlwind (se você prefere um hazer) ou Steel Wing (se você prefere atacar).
Nº 149 - Dragonite
- Curse
- ExtremeSpeed
- Ice Beam
- Roar/Light Screen/Steel Wing
@Leftovers
Curse + Extremespeed é o mesmo combo do Arcanine. Ice Beam toma conta de pedra e é ótimo ataque. O último, cada um escolhe seu preferido.
Nº 154 - Meganium
- Safeguard
- Earthquake
- Ancient Power
- Giga Drain
@Quick Claw/Miracle Berry
Grande atacante, que cobre suas próprias fraquezas e ainda deixa o Safeguard de herança para outros membros da equipe.
Nº 157 - Typhlosion
- Sunny Day
- Flamethrower
- Thunder Punch
- Earthquake
@Charcoal
Ataques básicos, afinal, não tem muitas possibilidades com o Typhlosion.
Nº 160 - Feraligatr
- Surf
- Swagger/Screech
- Earthquake
- Ancient Power
@Mystery Berry/Miracle Berry
Surf e Earthquake pode ser um pouco estranho, pois são quase iguais, mas um possui STAB e outro cobre sua fraqueza. Mystery Berry serve para recuperar seus Ancient Powers. Swagger deixa confuso.
Nº 162 - Furret
- Rest
- Curse
- Amnesia/Shadow Ball
- Double-Edge
@Mint Berry/Leftovers
Curse aumenta seu ATK e DEF para poder usar Shadow Ball e Double-edge. Um "Curseret" (essa foi horrível)
Nº 164 - Noctowl
- Return
- Reflect
- Wing Attack
- Steel Wing
@Leftovers/Sharp Beak
Ataque, ataque e ataque.
Nº 166 - Ledian
- Safeguard/Light Screen/Reflect
- Agility
- Safeguard/Light Screen/Reflect
- Baton Pass
@Bright Powder
Basicamente, um Ledian de suporte para o resto da equipe, pois não ataca.
Nº 168 - Ariados
- Agility
- Spider Web
- Baton Pass
- Sludge Bomb
@Bright Powder/Scope Lens/Poison Barb
Também de suporte, mas muito melhor do que Ledian, além de possuir Sludge Bomb.
Nº 169 - Crobat
- Return/Headbutt
- Wing Attack
- Confuse Ray
- Haze/Whirlwind
@Leftovers
Wing Attack por causa do STAB, Confuse Ray deixa o oponente confuso (que descoberta -_- Haze pode ser substituído por Whirlwind, e Return por Headbutt, que aproveitando a alta velocidade do Crobat teria várias chances de dar Flinch.
Nº 171 - Lanturn
- Surf
- Thunderbolt
- Thunder Wave
- Confuse Ray
@King’s Rock
Parafuser com Surf e Thunderbolt, dois ataques fortes com STAB.
Nº 176 - Togetic
- Charm
- Safeguard
- Encore/Swagger
- Mirror Move/Return/Double-Edge
@Bright Powder
Togetic é idiota, mas como aqui tem todas últimas formas de evolução tem que colocar ele.. Ele serve no máximo pra dar um suporte, mas nem isso ele faz bem...
Nº 178 - Xatu
- Psychic
- Drill Peck
- Confuse Ray
- Haze/Whirlwind
@Bright Powder
Este pokémon é chato (trocadilho sem graça). Apenas ataque e hazer.
Nº 181 - Ampharos
- Reflect
- Fire Punch
- Thunderbolt
- Thunder Wave
@Leftovers
Paralisa, aumenta DEF e ataca, nada de mais.
Nº 182 - Bellossom
- Return
- Stun Spore
- Giga Drain
- Moonlight
@Leftovers
Simples, mas irrita em uma batalha. Além de recuperar HP com Moonlight.
Nº 184 - Azumarill
- Surf
- Icy Wind
- Future Sight
- Rain Dance
@Leftovers/Mystic Water
Icy Wind dá a vantagem da velocidade ao Azumarill, enquanto Future Sight é útil contra aqueles q levam vários turnos para tombar. Rain Dance e Surf atacam com STAB.
Nº 185 - Sudowoodo
- Swagger/Curse
- Earthquake
- Rock Slide
- Self-destruct
@Quick Claw
Apenas ataque.
Nº 186 - Politoed
- Surf
- Ice Beam
- Swagger/Protect
- Earthquake/Rest
@Quick Claw/Nevermeltice/Mint Berry
Apenas atacante.
Nº 189 - Jumpluff
- Stun Spore
- Swagger
- Leech Seed
- Protect
@Leftovers
Muito chato de se enfrentar. Parafuser, recupera com Leech Seed, enquanto se protege com Protect.
Nº 190 - Aipom
- Rest
- Curse
- Counter/Baton pass
- Return
@Mint Berry
Aipom parece um macaquinho simples, mas com sabedoria, ele pode derrubar vários pokémon do adversário.
Nº 192 - Sunflora
- Sunny Day
- Solar Beam
- Synthesis
- Swagger/Protect/HP Fogo
@Quick Claw/Charcoal
Sunflora tem baixíssimos stats, por isso ele usa o combo Sunny Day + Solarbeam + Synthesis e também pode ajudar o Hidden Power do tipo fogo.
Nº 193 - Yanma
- Swagger/Rest
- Screech
- HP inseto
- Wing Attack
@Sharp Beak/Mint Berry
Muitos não acreditam neste, mas com este moveset ele pode se tornar muito versátil.
Nº 195 - Quagsire
- Roar/Curse
- Swagger/Sludge Bomb
- Earthquake
- Ancient Power
@Quick Claw
Um Quagsire que se aproveita de seu ataque e sua baixa velocidade para utilizar o Curse, com Quick Claw ele pode atacar ants com seus ataques físicos.
Nº 196 - Espeon
- Bite
- Psychic
- Reflect/Attract
- Morning Sun
@Leftovers
Simples que nem tomate, defende, ataca e recupera.
Nº 197 - Umbreon
- Rest
- Curse
- Confuse Ray
- Shadow Ball/Body Slam/Double-Edge
@Mint Berry/Leftovers
Um "Curseon", mesma base dos outros baseados em Curse, como Snorlax, mas com a ajuda de um Confuse Ray.
Nº 198 - Murkrow
- Psych Up
- Drill Peck
- Shadow Ball/Faint Attack
- Whirlwind
@Leftovers
Um pokémon ótimo para eliminar baton passers, Psych up e Whirlwind! Drill peck e Shadow Ball para atacar.
Nº 199 - Slowking
- Surf/Headbutt
- Swagger
- Protect/Attract
- Thunder Wave
@Leftovers
Paraflinch! Attract + Swagger + Thunder Wave + Headbutt = +-7% de chance de o oponente atacar!!
Nº 200 - Misdreavus (2)
~ Protect
~ Pain Split
~ Confuse Ray
~ Thunderbolt/Screech
@Leftovers
Um Misdreavus não-Perish trapper, mas que também pode ser útil se usado corretamente.
Nº 202 - Wobbuffet
- Counter
- Mirror Coat
- Safeguard
- Destiny Bond
@Miracle Berry/Leftovers/Quick Claw
Também é o moveset mais usado em Wobbuffets! Apesar de ele só aprender estes ataques, se for usado com sabedoria pode derrubar um time inteiro. Quick Claw pode ajudar na hora do Destiny Bond.
Nº 203 - Girafarig
- Return/Agility/Amnesia
- Earthquake
- Agility/Amnesia
- Baton Pass
@Bright Powder/Leftovers
Um Girafarig que pode ser tanto atacante quanto baton passer, depende da preferência.
Nº 205 - Forretress
- Spikes
- Swagger
- Sandstorm/Protect
- Explosion
@Miracle Berry
Pokémon para ser usado no início de times, que abre o jogo com Spikes apesar de que apenas um Flamethrower e adeus.
Nº 206 - Dunsparce
- Glare
- Swagger
- Psych Up
- Headbutt
@Leftovers
Um pokémon com stats bem fracos, mas tem + de 400 HP. Com esse moveset ele vira um parafuser, psych up rouba os efeitos do Swagger para usar o Headbutt (com STAB) e ainda pode dar Flinch.
Nº 207 - Gligar
- Curse
- Swagger
- Earthquake
- Wing Attack
@Quick Claw/Leftovers
Earthquake e Wing Attack têm STAB, e Swagger + Curse é um bom combo.
Nº 208 - Steelix
- Curse
- Swagger/Explosion
- Earthquake
- Rock Slide
@Quick Claw/Leftovers
Mais um atacante.
Nº 210 - Granbull
- Return
- Reflect/Curse
- Heal Bell
- Shadow Ball/Rest
@Miracle Berry/Quick Claw/Leftovers/Mint Berry
Um Granbull básico com Curse para melhorar ATK e DEF. Heal Bell recupera o status.
Nº 211 - Qwilfish
- Surf
- Haze
- Spikes
- Sludge Bomb
@Miracle Berry
STAB e suporte em um só, mas stats fracos, prefira Forretress ou Cloyster.
Nº 212 - Scizor
- Rest
- Agility
- Swords Dance
- Baton Pass
@Mint Berry
Um baton passer com Minty Rest para poder fazer isto 2x.
Nº 213 - Shuckle
- Rest
- Swagger
- Encore/Protect
- Safeguard
@Mint Berry/Leftovers
Um Shuckle que se aproveita da sua altíssima DEF, afinal, isso é a única coisa que ele tem de bom.
Nº 214 - Heracross
- Return/Counter
- Earthquake
- Reversal
- Mega Horn
@Focus Band
Heracross é ótimo, mas sempre com seu problema contra voadores. Por isso, o combo com Counter e Focus Band.
Nº 215 - Sneasel
- Reflect
- Return
- Shadow Ball
- Ice Beam
@Nevermeltice
Sneasel não é um dos mais utilizados, e possui pouco SATK, mas com o STAB, o poder do Ice Beam aumenta um pouquinho, apesar de não ser grandes coisas ainda....
Nº 217 - Ursaring
- Rest
- Curse
- Return
- Earthquake
@Leftovers
Grande força neste grande Cursaring, apenas sua velocidade é baixa, mas com o Curse, isso não faz diferença.
Nº 219 - Magcargo
- Curse
- Rock Slide
- Fire Blast
- Sunny Day
@Quick Claw/Charcoal
O que mais pode-se fazer com essa concha? Mesmo com este moveset ele não vai aguentar muito.
Nº 221 - Piloswine
- Swagger/Rest
- Ice Beam
- Earthquake
- Body Slam
@Quick Claw/Mint Berry
Body Slam pode lhe dar uma chance de parafusion, enquanto os outros são ataques fortes e com STAB.
Nº 222 - Corsola
- Rest
- Curse
- Amnesia
- Ancient Power
@Leftovers/Mint Berry/Mystery Berry
Se você conseguir sobreviver enquanto se carrega de Curses e Amnesias, ele vira um monstro.
Nº 224 - Octillery
- Haze
- Surf
- Ice Beam
- Return/Psybeam
@Quick Claw
Hazer com ataque se aproveitando do STAB, Ice Beam e o último à sua escolha.
Nº 225 - Delibird
- Fly/Swagger
- Ice Beam
- Steel Wing
- Future Sight
@Bright Powder/Leftovers
Um Delibird basicamente com ataques.
Nº 226 - Mantine
- Surf
- Ice Beam
- Confuse Ray
- Rain Dance/Haze/Wing Attack
@Quick Claw
Um Mantine com ataques se aproveitando de STAB.
Nº 227 - Skarmory
- Agility
- Swagger/Return
- Drill Peck
- Steel Wing
@Sharp Beak/Scope Lens
Alguns Agilitys e aumentará sua velocidade, então você terá um pokémon rápido com ataques fortes! Quer mais?
Nº 229 - Houndoom
- Crunch
- Flamethrower
- Sunny Day
- Solar Beam
@Charcoal
Comunzíssimo, porém versátil, STAB com Flamethrower e Crunch, mais Sunny Day para aumentar o poder de fogo e permitir o uso de Solarbeams sem ter que carregar um turno.
Nº 230 - Kingdra
- Surf
- Dragon Breath
- Return/Ice Beam
- Rest
@Mint Berry
Um Kingdra, com ataques que se aproveitam de STAB e Minty Rest.
Nº 232 - Donphan
- Curse
- Swagger
- Earthquake
- Ancient Power
@Mystery Berry/Quick Claw
Ao contrário do que muitos preferem, este utiliza Ancient power ao invés de Rock Slide pois tem mais accuracy além de ter a chance de aumentar stats. Mais o boost do Curse e terá muito ATK.
Nº 233 - Porygon2
- Ice Beam
- Thunderbolt
- Agility/Thunder Wave
- Recover
@Leftovers
Basicamente, outro atacante que também recupera seu HP.
Nº 234 - Stantler
- Return
- Earthquake
- Light Screen/Reflect
- Confuse Ray
@Soft Sand/Leftovers
Light Screen/Reflect serve para aumentar sua SDEF/DEF enquanto usa vários ataques físicos.
Nº 235 - Smeargle
- Recover
- Spore
- Nightmare
- Seismic Toss
@Quick Claw/Leftovers
Com alguns Agilitys baton passeados este Smeargle vira um pesadelo de se derrotar (trocadilho sem graça).
Nº 237 - Hitmontop
- Curse
- Mach Punch
- Return
- HP Fantasma
@Black Belt
Curse diminui a SPD e se aproveita do Mach Punch com STAB que sempre ataca antes. Hidden Power para os Fantasmas e Psíquicos.
Nº 241 - Miltank
- Body Slam
- Earthquake/Swagger/Shadow Ball/Attract
- Heal Bell
- Milk Drink
@Miracle Berry
A famosa Miltank Heal Beller, com Milk Drink para recuperar HP e outros ataques à sua escolha. Também pode ser usada como parattracter.
Nº 242 - Blissey
- Counter
- Thunder Wave
- Seismic Toss
- Softboiled
@Leftovers
Aproveita-se do seu grande HP para utilizar Counters, Softboiled pode recuperar o HP e Seismic Toss, é para ser utilizado regularmente.
Nº 243 - Raikou
- Reflect
- Crunch
- Thunderbolt
- Psych Up/Swagger/Roar/Protect
@Leftovers/Magnet
Raikou básico, infelizmente, não pode aprender Thunder Wave.
Nº 244 - Entei
- Return/Swagger/Rest
- Flamethrower
- Sunny Day
- Solar Beam
@Charcoal/Mint Berry
Entei básico, utiliza o Solarbeam para acabar com terrestres e pokémons de pedra.
Nº 245 - Suicune
- Rest
- Surf
- Mirror Coat
- Rain Dance/Roar
@Leftovers/Mint Berry
Rain Dance + Surf tem STAB e muito poder, Mirror Coat acaba com elétricos, e também pode ter o Minty Rest.
Nº 248 - Tyranitar
- Crunch
- Earthquake
- Ancient Power/Rock Slide
- Screech/Thunderbolt
@Mystery Berry/Quick Claw
Este é fortíssimo e ainda pode-se optar entre Screech antes do Earthquake e o ataque de pedra. Thunderbolt pode ser utilizado se você acha que terá trabalho com aquáticos.